segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Mulher: Substantivo feminino...*

Nem sempre contente com a realização de um grande dia, muito inconstante e dores diferentes. 
De repente o peito aperta e então ela pensa se é por causa dos hormônios ou do inchaço da última menstruação!
Chega a diversas conclusões sem solução, aí, eis que lágrimas correm desassossegadas por sua face e ela escreve e escreve sem parar como numa neurose incansável. Ela sabe que já é madrugada e que deveria ter lido um pouco antes de dormir, surgem culpas e pensamentos desordenados enquanto ela está cansada de ter que arrumar tempo para viver uma vida contemporânea. Estar arrumada, trabalhar, namorar, 
ser bonita a todo momento, gentil e afetuosa... 
Porém,
Soa um grito de dor! Porta do quarto fechada e o coração sufocado de tanto representar a "mulher ideal", perfeita sem uma gota de insatisfação! Não, não mesmo! Não foi por isso que ela lutou séculos e séculos. Ela só pretendia ser uma pessoa, entendam, uma pessoa como outra qualquer... Era só! Mas aí vieram os silicones, as revistas cheias de perfeitas mulheres e detalhe: Todas felizes! Ela não suportou tamanha pressão social e criou um casulo só seu, inacessível, trancado. 
Entretanto, vez por outra, ela dança e aí surge alma nessa pessoa que queria ser e ela percebe que a dança também se tornou uma grande aliada, uma obsessão!!! Mas quando movimenta o corpo a alma é elevada a nível tão profundo que nem a droga mais poderosa do momento seria capaz de lhe dar tamanho prazer. 
Sua vida se torna poesia e o inchaço já nem incomoda tanto, as dores musculares são recompensadas pelo ganho do movimento esperado. Sua filosofia, outra paixão, pode esperar até o dia seguinte, o livro não vai sair do lugar e então, realizada, as leituras terão outro tom, outro sabor, outro saber. 
E uma coisa eu garanto, sexo frágil ela não é não! Essa época já se foi! Ela sabe bem o que quer. Conquistou o mundo e pretende dominá-lo, seduzi-lo com movimentos no corpo, no cérebro, na alma e no coração! Sim! Mulher, eu sou e amo muito esse estado de ser. 

*Vanessa Ribeiro 

Professora, atriz, dançarina e filosofa clínica. 
Petrópolis/RJ

8 comentários:

  1. Oi Vanessa!!!
    obrigada por partilhar um pouquinho de vc através do Blog que está lindo!!!!
    Muito sucesso sempre!!!!!
    Bjão!
    Tati

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Vanessa pela coragem de revelar a verdadeira mulher, diante desse mundo de personagens sem vida!
    Marcos Girardi

    ResponderExcluir
  3. Aha! Confundindo a tradição e a decisão, criando novo sim e não!

    ResponderExcluir
  4. infelizmente existe sim essa pressão social sobre nós, principalmente pela mídia, mas, o que adoro nesse texto é como você expõe a sua força em lutar contra toda a pressão, se libertando disso através da dança e da filosofia. Adoro, adoro, adoro esse texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha aluna linda!!!
      É gratificante tê-la como leitora dos meus textos. Eu, enquanto professora sinto-me muito feliz de fazer com que alguns alunos reflitam e pensem questões importantes para a construção de um mundo mais democrático. Creio que assim como eu e milhares de mulheres, você também fará parte dessa corrente de mulheres que lutam por direitos iguais. Bjs e grata!!!

      Excluir